Blog

Confira as notícias
ASSYRTIKO. A UVA BRANCA DA GRÉCIA

Assyrtiko. A Uva Branca da Grécia


OS VINHEDOS EM NINHO

A condução típica e ímpar de vinhedos em forma de ninho servem para proteger a uva dos fortes ventos e do sol inclemente para que mantenha a acidez necessária e amadurece sem maiores percalços. 

Uma uva que se participa de todos os estilos de vinho possíveis, desde brancos jovens aromáticos e refrescantes, passando pelo envelhecidos com aromas de nozes. Desde os vinhos tranquilos aos espumantes e vinhos de sobremesa.

Seu berço é a ilha de Santorini onde tem uma D.O.C Denominação de Origem Controlada somente para ela. Dependendo da condução e tempo de colheita a Assyrtiko, apesar do sol e calor inclementes no verão grego mantém acidez e frescor no ponto certo para excelentes vinhos.

Utilizada em corte com as Aidani e Athiri compõe o original e fantástico Vin Santo, Vinho de Santorini utilizado historicamente nas missas celebradas pela Igreja Ortodoxa Grega. Há a versão deste vinho, com outras uvas, feita na Itália.

Pensem em verões que passam facilmente dos 40 Graus Celsius. Ventos fortíssimos e quentes quase todo ano Escassez de água, solos vulcânicos e pedregosos.

É de imaginar que nenhum vinhedos aguentaria tamanho esforço. Pois bem, ali há vida.

São vinhedos plantados perto do mar, nas encostas, baías e ilhas. Predominantemente com uvas brancas nativas. A Assyrtiko é a chave para o sucesso. Rude, firme e única. Resposta da natureza para tamanha adversidade.

Mas como seria a proteção das uvas a estas adversidades?

Para protegê-la do frio os vinhateiros conduzem os vinhedos em forma de ninho, como na foto acima. Assim protegem a delicada uva dos fortes e quentes ventos e do sol inclemente garantindo assim os frescor necessário para termos um vinho branco de qualidade.

Uva que apesar do sol tórrido e de escassez de água, mesmo mantendo índices de açúcar acima da média para uma casta branca ainda mantém excepcionais níveis de acidez. Outra característica interessante é sua mineralidade bastante firme.

Uva bastante múltipla produz desde vinhos tranquilos até os vinhos com uva desidratadas pela técnica do passiamento  como o Vin Santo.

E, claro, uma das mais características uvas da Grécia.

Compartilhe: